Edifício Sampaio Moreira

O Edifício Sampaio Moreira (prédio da esquerda), localiza-se na Rua Líbero Badaró, Projeto relacionado à arquitetura eclética paulista, o edifício é de autoria dos arquitetos Christiano Stockler e Samuel das Neves. Apresentando 12 pavimentos e 50 metros de altura, o Sampaio Moreira figurou como mais alto edifício de São Paulo entre 1924, ano de sua inauguração, e 1929, quando é superado pelo Edifício Martinelli. É considerado, desta forma, o primeiro edifício de múltiplos andares de grande porte na cidade, assim como também um dos primeiros do país a apresentar tal tipologia. São Paulo, SP. 

Solar Marquesa de Santos

Na Rua do Carmo, hoje Roberto Simonsen, localiza-se o Solar da Marquesa de Santos (ao fundo), raro exemplar de residência urbana do século XVIII. Não há dados precisos sobre a data de construção desse imóvel, contudo, documentos do século XVIII indicam a existência de quatro casas na Rua do Carmo entre 1739 e 1754 e a junção de duas dessas casas de taipa de pilão teria originado o Solar. Em 1802, foi dado como pagamento de dívidas ao Brigadeiro José Joaquim Pinto de Morais Leme, primeiro proprietário documentalmente comprovado. A Marquesa de Santos, Maria Domitila de Castro Canto e Melo, foi a proprietária entre 1834 e 1867 e hoje abriga atividades museológicas e a sede do Museu da Cidade de São Paulo da Divisão de Iconografia e Museus do DPH.

Túnel da Paulista

Grafiti para homenagear os 100 anos de imigração japonesa no Brasil feito no túnel de ligação das avenidas Paulista, Dr. Arnaldo e Rebouças. São Paulo, SP
Post: Avenida Paulista
Mais fotos de Artistas de Rua

Rua Oscar Freire

Localizada no Bairro dos Jardins, a Oscar Freire é uma das mais badaladas e caras ruas da cidade, com suas várias lojas de grife internacional. 

Biblioteca São Paulo

Inaugurada em janeiro de 2010 a Biblioteca São Paulo, localizada no Parque da Juventude, tomou o lugar da Casa de Detenção do Carandiru onde, em 1992, após uma rebelião, 111 presos foram mortos no que ficou conhecido como Massacre do Carandiru.

Igreja de Santa Generosa

Construída no Largo Guanabara no Paraíso em 1915, a paróquia de Santa Generosa foi desapropriada pelo Prefeito Faria Lima no ano de 1967 para a construção da Estação Paraíso do Metro e foi reconstruída onde era a casa e o salão paroquial, inaugurada em 1970.
Mais fotos da Igreja Santa Generosa
Site oficial da Igreja Santa Generosa

Faculdade de Direito do Largo São Francisco

Criada por uma lei imperial de D Pedro I, em 11 de agosto de 1827, a Academia de Direito de São Paulo transformou efetivamente a vida cultural na cidade. Lá, além do curso de direito que formou vários presidentes e governadores, também foi sede da primeira biblioteca municipal com um acervo reunido pelos frades franciscanos. Em 1934 foi incorporada pela USP e tornou-se a atual Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Instalada no antigo Convento de São Francisco em um prédio que após a demolição restou apenas as arcadas que fizeram parte do novo edifício projetado por Ricardo Severo em estilo Neocolonial. 

Capela N. Sra dos Aflitos

Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, localizada em uma pequena travessa da Rua dos Estudantes no bairro da Liberdade, em São Paulo.. Construída em 1775, ela foi a única construção que sobrou do que foi o primeiro cemitério público da cidade, onde eram enterrados principalmente os escravos e os indigentes. Lá também está enterrado o cabo do exército português Francisco José das Chagas, conhecido como Chaguinhas, que se tronou um mártir após três tentativas de enforcamento.

Veja mais fotos aqui

Minhocão

Lazer de domingo no Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, centro de São Paulo, SP. O Elevado Presidente Costa e Silva, é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo,  que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes.Foi construído com o intuito de desafogar o trânsito de vias que, por cortar regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargadas para ampliar sua capacidade. Assim, a solução seria a construção de uma via paralela sobre os logradouros para que a capacidade de tráfego fosse duplicada. Ele funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, permanecendo fechado para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberto apenas a pedestres e ciclistas. 

Galeria do Rock

Fundada em 1963, em um prédio projetado por Alfredo Mathias e inspirado nas curvas do Copan, tem como nome oficial Shopping Center Grandes Galerias e possui 450 estabelecimentos comerciais, com predominância para o comércio de produtos relacionados ao rock, daí o apelido de Galeria do Rock, Mas Não é só de Rock que vive a galeria, outras tribos são muito bem vindas, além de ter cabeleireiros, lojas de slk screen para camisetas, roupas, e discos para os mais variados gostos. 

Feira da Praça

A Feira da Praça Benedito Calixto, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte da calendário turístico e de lazer de São Paulo. O evento, que se realiza todos os sábados, das 9 às 19 horas, no bairro de Pinheiros, conta com a participação de 320 expositores, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além da praça de alimentação.

Veja mais fotos aqui

Mosteiro de São Bento

A primeira capela desse local foi erguida em 1634, mas o prédio atual, em estilo normando bizantino, foi erguido entre os anos de 1910 e 1922 e projetado pelo arquiteto alemão Richard Bernl. Seu relógio, que somente parou uma vez no ano de 1921, está sincronizado com os seis sinos alemães que badalam a cada quatro horas. 
Mais fotos do Mosteiro de São Bento
Site oficial do Mosteiro de São Bento

Duque de Caxias

Maior escultura equestre do mundo, o Monumento a Duque de Caixas, de Victor Brecheret, recebeu em seu interior, no ano de 1950, cinquenta convidados para um almoço organizado pelo então Governador Adhemar de Barros. Sua construção iniciou em 1941, mas somente foi inaugurado em 1960, em ocasião do dia do Soldado.

Cemitério da Consolação

Um dos primeiros cemitérios públicos da cidade, inaugurado em 1854, o Cemitério da Consolação abriga túmulos de Presidentes da República, empresários e artistas, que acabaram o transformado em uma extensa galeria de arte, com obras como “O Sepultamento” de Victor Brecheret.

Caixa Cultural Sé

O prédio na região central da cidade foi inaugurado em 1939, pelo então Presidente Getúlio Vargas para ser a sede do Banco, papel que cumpriu até 1979. Hoje está dividido em agência, museu e espaços para exposições.

Biblioteca Mário de Andrade

Com aproximadamente 3 milhões de livros a Biblioteca Mário de Andrade possui o segundo maior acervo do país. Criada em 1925, na rua 7 de abril, foi a primeira biblioteca pública da cidade. Em 1942, mudou-se para o atual endereço em um prédio em estilo art déco idealizado pelo bibliófilo  Rubens Borba de Morais e pelo arquiteto francês Jaques Pilon.

Estação Júlio Prestes

Como último suspiro da produção cafeeira do Estado, em 1938 foi inaugurada a Estação Júlio Prestes, pertencente à Companhia Estrada de Ferro Sorocabana. O arquiteto idealizador Cristiano Stockler das Neves se inspirou nas nova-iorquinas Penn Station e Grand Central para construí-la, além de acrescentar um toque de luxo francês ao trabalho. Hoje ela está dividia em estação de trens da CPTM e Sala São Paulo, uma luxuosa sala de concertos e  sede da Orquestra Sinfônica do Estado, OSESP.